terça-feira, 26 de novembro de 2013

Stirling (e o seu castelo altaneiro)


Hoje vamos visitar o Castelo de Stirling , que é outro lugar (quase) obrigatório na Escócia. Foi lá que viveu, durante uma parte da sua infância, a célebre Mary, a Rainha dos Escoceses (sim, a tal do secretário italiano…).
O castelo é um complexo bastante grande que vale muito pela sua abordagem fácil e cativante, sobretudo junto do público mais jovem (até mais do que o Castelo de Edimburgo, na minha opinião). É uma delícia passear por ali, tanto no seu interior como nos jardins e pátios exteriores. Tem muito boas reconstituições de época, é muito lúdico, muito didáctico e vocacionado para as crianças, apela muito aos sentidos e à imaginação (pode sentir-se a textura dos tecidos utilizados há 500 anos, ou ouvir-se os sons do castelo naqueles tempos, ver quais os pratos que se confeccionavam na enorme cozinha, etc.). A fazer lembrar o bonito Chatêau de Chillon, na Suíça.
Do alto do castelo pode ver-se, lá em baixo, o célebre Monumento a William Wallace, mais conhecido por Braveheart, outra figura incontornável na História da Escócia e na sua luta pela independência em relação a Inglaterra.

No final da visita, como as fotos não deixam mentir, até se pode saborear um gelado artesanal vendido mesmo às portas do Castelo.

Dica útil: nas bilheteiras há a opção de pedir bilhetes de ingresso válidos para três castelos/monumentos com desconto. Como eu sabia que iríamos visitar o Castelo de Edimburgo no dia seguinte, foi o que fizemos, e o preço compensou bastante.




Há um grande estúdio cujo tema é a tapeçaria, e pessoas a trabalhar nos teares para reproduzirem os modelos de há centenas de anos atrás
 



Actores, figurantes e recriações de ambientes históricos são o ponto forte deste Castelo
  







Isto era o meu sonho em pequena, mas estas meninas é que tiveram sorte: ir ao Castelo e terem todo um guarda-roupa à disposição para se vestirem de princesas
 




Texturas: é possível tocar nos bordados e nas sedas que costumavam fazer parte do vestuário dos nobres da época
 



O ambiente de uma cozinha do séc. XV




Os portões de entrada do Castelo
  


Lá ao fundo, o monumento em honra de Wiiliam Wallace, o Braveheart
 


Salas totalmente preparadas para ensinar História aos mais novos, da forma mais interactiva, divertida e apelativa


A vista do topo do Castelo





A (deliciosa) prova do crime


Sem comentários:

Enviar um comentário