quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O país mais romântico do mundo

(Este não é o castelo de Inverlochy dos relatos do Tiago, mas sim o castelo de Urquart, nas margens do Loch Ness, visto pela minha objectiva, pois fez parte do meu périplo pessoal pela Escócia. São dois castelos diferentes, mas as sensações são muito parecidas.)
O Tiago Salazar, que me parece um grande amante da Escócia, tal como eu, escreveu no seu "Viagens Sentimentais":


«O castelo de Inverlochy aparece entre colunas de troncos, depois de uma fiada de casinhas graciosas, silencioso como um túmulo. A brisa agita as folhas e por todo o lado o vento faz estragos e ruídos. Foi então que vi sair um fio de fumo por uma chaminé e atrás de uma janela maior do que um portão, um homem e uma mulher, sentados a uma mesa, iluminados apenas pelo tremeluzir das velas de um candelabro, olhando-se demoradamente com uma ternura cúmplice e antiga. Nessa altura, se dúvidas houvesse, sei que este é o país mais romântico do mundo.»


E eu não poderia estar mais de acordo com o Tiago.

2 comentários:

  1. Estou a ver que não fui o único a não pagar para me aproximar a menos de 700 metros do castelo de Urquhart ;D

    ResponderEliminar
  2. Quando eu lá estive éramos às dezenas, portanto não foste o único. Este atalho foi uma dica de pessoas locais.

    ResponderEliminar