terça-feira, 20 de agosto de 2013

Decadência




"Night train to Lisbon" (2013), com Jeremy Irons, Beatriz Batarda, Bruno Ganz e Nicolau Breyner.
Li uma vez um livro de um autor americano, onde, a certa altura, se mencionava Lisboa (coisa rara, por isso é que recordo). E o autor referia-se a Lisboa utilizando a palavra "decadência". Lisboa era uma cidade europeia que tinha um ar de decadência. Acho que até ia mais longe, falava numa certa decadência aristocrática. Ainda assim, era de decadência que se falava. A propósito de Lisboa, tal como disse. Fiquei surpreendida, porque eu própria costumava estabelecer essa associação mas com cidades como Budapeste, quando lá fui pela primeira vez.
Ao ver este filme "Night Train to Lisbon", fico com a mesma sensação. Aos olhos de quem vem de fora, Lisboa é uma cidade decadente. Estagnada, velha, melancólica, anacrónica, indolente, "Lisboa espreguiça-se ao sol", como dizia o grande Eça. Fico aborrecida, porque não me parece que isto corresponda totalmente à verdade. Mas, ainda assim, parece-me que é a imagem de marca (vívida) que os outros constroem dessa cidade, e talvez de nós, como país, e como povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário