quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sol, calor, calma e felicidade. Caraíbas? Não. Suécia.







Quando faz bom tempo, é Verão, e há muito, muito sol, os suecos conseguem ser um povo afável, muitíssimo educado e simpático (muito diferentes dos dinamarqueses, que me perdoem os vikings). Toda a gente amável. De entre centenas de pessoas, só me cruzei com duas mulheres um pouco menos bem dispostas (e ambas até tinham razão, porque as ciclovias não são lugares para peões, e num museu quando se diz que é proibido fotografar, é porque não se pode mesmo tirar fotos. Confere.).
Dizia eu, toda, mas toda a gente simpática, educada e agradável, sem nada de manifestações exuberantes, é claro. Sempre prestáveis, sempre com um sorriso, sempre dispostos a ajudar com gentileza. Nos cafés. Nos barcos. Nas ruas. Nas bilheteiras. Em locais culturais ou turísticos.
Pode ser ingenuidade, superficialidade ou uma impressão (obviamente) repassada de subjectividade, mas fiquei com a sensação de que as pessoas ali devem ser felizes. Pelo menos, felizes quando a um excelente nível de vida se alia um sol deslumbrante.

(Disse-me um rapaz sueco que era muito raro fazer assim tanto calor em Estocolmo. Simplesmente espectacular.)

2 comentários:

  1. Ia mesmo comentar isso, que só tu pra teres o piço de ires a Estocolmo e apanhares 30 graus! Só pra teres uma ideia, da última vez que estiveram 30 graus na Holanda (foi em finais de JUNHO) eu fui pro Parque com os meus amigos numa segunda-feira depois do trabalho e estive lá até à MEIA-NOITE! Fizemos um BBQ e um nic-pic e foi sempre a abrir, todos nós éramos felicidade!!
    É claro que os Suecos devem irradiar ainda mais felicidade qdo está sol e calor!
    Realmente qdo se vive fora do sol dá-se-lhe um valor exponencial, mas se tu soubesses a falta que faz tu poderes combinar um café sem ter a certeza que se vai apanhar uma molha...ou sem olhar pra meteorologia antes de tomares a decisão se queres ir ao cinema ou não. É que pode nevar e depois não há trams pra vir pra casa (pq pára tudo) e tb não se consegue andar de bicicleta nas ruas. E depois? Vens a penantes com -4 graus? ah pois é.
    No blog da Margarida vês que ela vai de skys pra casa...
    Eu imagino que tenhas gostado mto de Estocolmo, mas não cometas a loucura de pensar que um dia de sol são dias. Escolhe um País como o Brasil! ;)

    ResponderEliminar
  2. Um piço do c****, mesmo!!! :D Eu nem queria acreditar. E quando estive na Holanda também! Menos calor claro, mas sempre sol! Eu levo o sol comigo, pá ;)
    E eu sei bem o que deve custar uma pessoa viver sem sol: sou de uma terra com muito muito sol, e custou-me adaptar-me ao centro do país... e agora imagino a neve e os temporais daí! Mas pronto, vocês têm outras compensações, como tudo na vida :)
    Brasil, minha linda, é que não me parece, como sabes. Horas de voo a mais, jet lag a mais, calor a mais, aquela coisa melosa deles a falarem e a tocarem numa pessoa... Hum... Mas gosto tanto, mas tanto da nossa Europa! :))

    ResponderEliminar