quarta-feira, 1 de junho de 2011

Darwinismo feminino

Monica Belluci, aos 44.
Rachida Dati, aos 42.





Penelope Cruz, aos 36.





Carla Bruni, aos 43.





Ouvi dizer há dias, por uma profissional de saúde, que a idade reprodutora ideal para uma mulher é por volta dos 25 anos, quando estão reunidas todas as condições biológicas para se gerar um filho. Porque, certamente, a Natureza é autista e está-se nas tintas para contratos de trabalho a termo certo ou para o preço das consultas de pediatria.




Como boa rapariga das ciências sociais que sou, puxo a corda do outro lado. Que é, basicamente: a biologia que se foda. Os contextos socio-económicos (e culturais, também, porque não) sempre foram muito mais determinantes do que meros impulsos fisiológicos.




Há todo um novo darwinismo emergente: a maioria dos organismos femininos (para não dizer quase todos) vão simplesmente ter que se adaptar aos novos tempos e ritmos sociais, e a principal fase de fertilidade desliza para a faixa dos 34-45 anos. Remark my words. Tal e qual como aconteceu com a obsolescência dos dentes do siso.

8 comentários:

  1. Sim, até pode ser. O problema é que o biológico não anda tão rápido como o social e o cultural.

    Eu, como boa rapariga das ciências sociais, tenho a opinião que tudo, biologia, social e cultural tem importância e acho um erro menosprezar qualquer um deles.

    ResponderEliminar
  2. Espiral,
    eu penso que quando essas esferas são incompatíveis, é impossível não privilegiarmos uma em detrimento da outra

    ResponderEliminar
  3. Também defendo as ciências sociais, sem dúvida!
    Mainada...
    A propósito: gosto deste tema pois além de estar em voga, gera sempre polémicas! Adoro.

    ResponderEliminar
  4. Pitosgas,
    é sempre polémico, a opinião contrária constitui, e constituirá sempre, a esmagadora maioria

    ResponderEliminar
  5. Ok! Não me importo de pertencer a minorias e ando cá com uma vontade de ter outra cria, ai se ando! Não importa a entrada nos "enta", para mim o problema é o "cacau" e questionar-me se é justo ou não colocar mais um ser neste mundo tão injusto, mas isso já é outra loiça, Zozô!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Adorei o seu post.Não sou de Ciencias Sociais, mas o que interresa a Biologia Humana, e a fase reprodutora e fertil de uma mulher...
    A minha ideologia sempre foi apos 30... e vou continuar com essa postura.

    ResponderEliminar
  7. Agora é aos 30, como dantes era aos 20. São os sinais dos tempos.

    ResponderEliminar