sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desafio literário

Ora bem, recebi o desafio da queridíssima Andorinha, e ela não podia ter feito melhor que lançar-me este réptil, porque não há coisa que eu mais adore do que ler livros (pronto, talvez haja... enfim, é ex-aequo). Sou uma possidónia dos clássicos, como poderão ver.


1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

Qualquer um da Jane Austen, ou do Eça.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Siiiiiimmmm.... as mil páginas do "Guerra e Paz"... Mas, também, aos 17 anos é um pouco indigesto. Em vez de andar a curtir com gajos giros, andava a ler Tolstoi. Claramente, hoje penso que deveria escolhido ler a revista Ragazza.
Também nunca consegui acabar "A Loja de Antiguidades" do Dickens -- aquela crueldade vitoriana dá-me cabo dos nervos.


3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

Muito difícil. Talvez o "O Último Cais", "A Deusa Sentada" ou "Terceiras Pessoas", todos da Helena Marques.


4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Eh pá, muitos. "A Rainha Margot", do Alexandre Dumas. "Crime e Castigo" e os "Irmãos Karamazov", do velho Fiódor. "Em Busca do Tempo Perdido", de Proust. "Terna é a noite" do S. Fitzgerald. "Retrato de uma Senhora", de Henry James. Ah, e o Kama Sutra, que era capaz de me ensinar coisas jeitosas que eu certamente ignoro. Mas tenho vergonha de levá-lo pela FNAC fora até à caixa, lá está.


5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?


Outra difícil. Talvez "A Ilustre Casa de Ramires", quando, no último parágrafo, Eça descreve Portugal, através da caracterização de uma das personagens. (Escolhi esta porque não me lembro de mais nenhuma.)


6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Era um rato de biblioteca (não vou dizer no feminino, que parece mal). Aliás, ainda sou, mas muito menos que dantes. Em pequena lia o que todas as miúdas liam: Enid Blyton, Sophia de Mello Breyner, Alice Vieira, as colecções "Uma Aventura", "Viagens no Tempo" e "Triângulo Jota", e a boa velha Sofie Rostopchine (Condessa de Ségur pr'ós amigos).


7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

A "Eugénie Grandet", do Balzac. E "A Idade da Inocência". Porque a Edith Wharton é um prémio Pulitzer interessante, mas difícil... zzz... complexo e um tanto ou quanto booooooring.....zzzz zzzz.... Não gosto de deixar livros a meio.


8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Ui, tantos. "Anna Karenina", do Tolstoi. "O Monte dos Vendavais", da Emily Brontë. "Jane Eyre", de Charlotte Brontë. A tetralogia da Luísa Beltrão "Os Pioneiros", "Os Impetuosos", "Os Bem Aventurados" e "Os Mal amados". "A Valsa Inacabada" e "A Viagem de Théo", de Catherine Clément. "O Véu Pintado", do Somerset Maugham. "Possessão", de AS Byatt. "Quarto com Vista", de EM Forster. "Até ao Fim" e "Para Sempre", do Vergílio Ferreira. "Expiação", de Ian MacEwan. "O Amante de Lady Chatterley", de DH Lawrence. E ficava aqui o dia inteiro.


9. Que livro estás a ler neste momento?

Acabei há pouco tempo "O Grande Gatsby" do S. Fitzgerald, e agora ando a reler "Orgulho e Preconceito", da Jane Austen, como já deu para reparar pelas frequentes quotes aqui no blog.


E pronto, caríssimos, a correntezinha fica-se por aqui, que eu sou uma malvada fura-correntes.

6 comentários:

  1. Que interessante tantos livros em comum! A Helena Marques é sem dúvida uma das minhas preferências.

    ResponderEliminar
  2. "A Viagem de Théo", de Catherine Clément está na minha lista para ler.

    ResponderEliminar
  3. Eh pa!! Esqueci-me do grande Monte dos Vendavais!!! E cum penico, tu leste muita coisa e coisa boa! Vou usar este teu post mas é como referência pros próximos livros que eu comprar. E senti-me mesmo basicasinha qdo vi que tu já leste tanto clássico e eu niclas de batatóides, fora Eça e as nossas queridas do costume qdo pirralhas, tenho muito que correr. Adorei! Muito obrigada por responderes ao desafio, aprendi umas coisas valentes! grande beijoca!

    ResponderEliminar
  4. Beatrix,
    a Catherine Clément é uma das minhas grandes preferidas. "A Senhora" e "Por amor da Índia" também são magistrais. "A viagem de Théo" é o mais fabuloso livro sobre religiões que alguma vez li. Eu pensava que ia ser chato, mas... nada disso!! O único dela que eu não adorei foi o "Último Encontro".
    Mas quem sou eu para falar de livros ao pé de ti?! :)))

    ResponderEliminar
  5. Querida Andorinha,
    eu fui(sou?) uma nerd em adolescente, uma verdadeira geek ;)) Dantes lia mesmo muito, agora já não tenho tanto tempo (e leio mais a Vogue...) :)
    E eu é que agradeço, também recolhi muito boas dicas para futuras leituras! Bjnhs!

    ResponderEliminar