sexta-feira, 1 de abril de 2011

A reviravolta



Triste situação a nossa. Se eu, no passado, alguma vez imaginava que íamos chegar ao ponto de precisarmos das promessas de ajuda do país que tinha a maior dívida externa do mundo.

4 comentários:

  1. O mais engraçado: o Brasil na desgraça, e o que é que os brasileiros fazem? Põem lá os mesmos? Não! Procuraram um tipo que andava a lutar de uma forma séria por aquele país, há anos! Parabéns ao Brasil. Merecem o bom momento porque estão a passar.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Lulla não fez nada de muito inovador, apostou foi em subir o nível de vida de alguns estratos sociais, com todos os impactos económicos que isso possa ter. Aumentou poder de compra, diminuiu tensões sociais e assimetrias muito graves que existiam. E o petróleo agora também ajuda muito. :) Acho que ele beneficiou muito de uma conjuntura favorável. Até a crise na Europa e EUA os veio beneficiar. Resta agora saber se se vão manter. Pessoalmente, desconfio sempre muito de países latino-americanos (e africanos)em fases prósperas, porque eles têm problemas muito graves a nível de governação, e corrupção...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ele fez algumas coisas muito inovadoras, então no Brasil, únicas. Algumas descreveste agora, outras não têm a ver tanto com o petróleo como têm a ver com o aumento do aparelho produtivo. O Brasil aumentou as exportações. E isso de beneficiar com a crise dos outros é areia para os olhos (desculpa-me a expressão), grande parte dos países caíram junto. O Brasil soube aproveitar, o que é diferente de beneficiar.

    Enfim. Eu acho que se fizeram coisas muito bem feitas. A ver se vai continuar. POrque concordo contigo. O poder em certos países que têm muita riqueza e pouco controlo é meio caminho andado para a corrupção a tal nível que torna impossível a governação.

    E mesmo aí. Apesar de alguns casos. O Lula foi um mestre.

    ResponderEliminar
  4. Eu lembro-me sempre de países como a Argentina ou a Venezuela. Muita riqueza, muito potencial, mas defeitos inerentes muito graves em termos socio-políticos. Embora sejam todas situações muito complexas e diferentes entre si, claro. A ver vamos, só o tempo o dirá. :)

    ResponderEliminar